domingo, 31 de julho de 2011

Quinta dos Correias

Esta quinta foi adquirida no reinado de D. Maria pela família Correia e manteve-se até hoje entre ela, embora os seus limites originais fossem muito maiores. Está localizada no sítio da Arroteia de Baixo, freguesia da Luz de Tavira (concelho de Tavira), com vista directa sobre a Ria Formosa e a Fuzeta, povoação que emprestou o seu nome – nos séculos passados – aos vinhos Atalaia, Bias e Alfanchia desta quinta. Nos séculos XIX e XX, estes vinhos eram imensamente procurados pelos ingleses de Gibraltar, mas também pelos portugueses. A vinha fica em encostas suaves de terreno arenoso, com calhau e argiloso, com alguns afloramentos calcários. Em 2000 foi plantada nova vinha com as castas Castelão (65%), Cabernet-Sauvignon(20%) e Touriga-Nacional (15%).
Junto à vinha está uma adega de carácter artesanal, resultante da remodelação da antiga adega,
da cavalariça e do palheiro. Aqui faz-se o vinho tinto com alguma tecnologia actual, mas  fundamentalmente seguindo métodos e técnicas ancestrais.
Actualmente, esta é a única adega da região demarcada de Tavira, pelo que os seus vinhos são muito procurados, quer pela sua qualidade, quer pela sua exclusividade.
 
Fuzeta Tinto

Algarve / Tavira DOC
Vinho Regional Algarve
Cabernet-Sauvignon, Castelão e Aragonez
13,5%
18 ºC
Cor rubi com laivos avermelhados. Límpido e transparente. A frutos vermelhos maduros, ligeiro floral,
bem arredondado nos seus principais componentes orgânicos. Produzido em pequenos lagares, estagiou oito meses em barricas de carvalho francês. Não foi filtrado para garantir os seus aromas primários. Confirma os seus aromas primários. Estamos na presença dum belo vinho, persistente, elegante, com bom prolongado final de boca nos seus taninos adocicados.
Um fumeiro de enchidos e presuntos da serra algarvia, carnes de capoeira, caça de penas de confecção não muito elaborada,
pratos da cozinha tradicional portuguesa não muito apurados, uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.
Medalha de Bronze no concurso “Wine Masters Challenge” 2009



Terras da Luz Tinto
Algarve / Tavira DOC
DOC
Castelão e Touriga-Nacional
14%
18 ºC
Cor granada com ligeiras nuances a violeta. Límpido e transparente. A frutos silvestres bem maduros, ligeiras
notas abaunilhadas da madeira de carvalho francês onde estagiou, demonstra boa estrutura orgânica.
Na boca revela os seus aromas. Tem tudo para ser um vinho de futuro. Termina com um belo final de boca, na presença dos seus taninos já muito suaves. Um fumeiro de enchidos e presunto da serra algarvia, carnes vermelhas, caça de pêlo e penas, de capoeira de confecção elaborada e uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.








Terras da Luz Reserva Tinto
Algarve / Tavira DOC
DOC
Castelão e Touriga-Nacional
14%
18 ºC
Cor de granada com nuances de violeta. Límpido e transparente. A frutos silvestres maduros, notas abaunilhadas oriundas das barricas de carvalho francês onde estagiou, muito arredondado no conjunto dos seus componentes orgânicos. Vinho robusto, mas duma grande subtileza e elegância. Referência para a intensidade e o vinoso, características que atestam um
bom vinho. De grande persistência, com prolongado e belo final de boca.
Um bom fumeiro de enchidos e presunto da serra algarvia, bacalhau de salga de confecção, peixes nobres e gordos de boa confecção, carnes vermelhas, caça de pêlo e penas, de capoeira de confecção elaborada e uma boa tábua de queijos nacionais e
estrangeiros.



Sem comentários:

Enviar um comentário