sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quinta do Francês

Patrick Agostini é mais um produtor radicado no Algarve. Oriundo de família italiana com largas tradições na vinha, dela herdou a mesma paixão, acabando por se licenciar em Enologia e Viticultura em Bordéus.
Depois de muito procurar, encontrou em Odelouca, concelho de Silves, o local sonhado para fazer a sua quinta, que baptizou de Quinta do Francês. Atirou-se ao projecto de corpo e alma para transformar um solo de xisto ácido em nove hectares de excelente terroir, com uma moderna adega feita e equipada de raiz.
Acaba de colocar no mercado um vinho tinto que se vem juntar à gama alta daqueles que nestes últimos tempos vão aparecendo, cada vez mais, no Algarve.
 
Quinta do Francês - Tinto
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Trincadeira, Aragonez, Cabernet-Sauvignon e Syrah
13,5%
18 ºC
Cor rubi encorpado. Límpido e brilhante. Frutos vermelhos como a ameixa, a amora e a framboesa. Algum floral a esteva do campo. Nariz elegante e charmoso. Bem presente a madeira de carvalho
francês onde estagiou, durante 17 meses, em barricas novas. Muito bem arredondado nos seus principais componentes orgânicos (madeira de carvalho francês, taninos, teor alcoólico e acidez), vinho persistente, dum belo e prolongado final de boca. Pode beber-se
desde já ou guardar-se por mais uns anos. Um bom fumeiro de enchidos e presuntos da serra algarvia, confecções requintadas, bacalhau de salga, pratos regionais à base de carnes de borrego e porco. Carnes vermelhas, de capoeira, caça de penas e pêlo de confecção bem elaborada, uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros. Medalha de Bronze no concurso “Wine Masters Challenge” 2009. Medalha de Prata no “Concours Mondial de Bruxelles” 2009.
 
Encostas de Odelouca - Rosé
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Trincadeira 30%, Aragonez 30% e Cabernet-
Sauvignon 40%
13%
10-12 ºC
Cor rosa alambreado. Límpido e brilhante. Rosé exuberante com aromas a frutos vermelhos, dos quais se destaca o morango.
Depois do desengace e da prensagem, o mosto teve uma ligeira maceração pelicular, após a qual iniciou a fermentação pelo método de sangria de vinhos tintos durante 12 dias. Muito harmonioso, elegante, complexo. Redondo nos seus principais componentes orgânicos, de bela cumplicidade com os aromas. Apresenta um longo e excelente final de boca. Saladas de frutos do mar com molho cocktail, peixes e mariscos de confecção elaborada, carnes brancas de churrasco e outros tipos de confecção não muito elaboradas. Muito bom para um convívio social, acompanhado dum bom sortido de canapés.
 
 
 
Encostas de Odelouca Branco
 
Crato Branco (Síria), manteúdo, Arinto.
Vindima Manual, desengaço total, Maceração pre-fermentativa a frio. Fermentação
alcoolica em cubas Inox termo-controladas á 14- 16º durante 12 dias. Colagem e filtração.
Alcool: 12,6 % by vol.
Produção: 9500 garrafas de 75 cl.
De aspecto límpido, tem cor citrina, aroma com ligeiro frutado a alperce. Na boca apresenta muita frescura e boa mineralidade, redondo, o final é longo e presistente. Gastronomia: Peixes e mariscos e saladas . Servir
entre 10 e 12ºC.
Viticultura: Patrick Agostini
Enólogia: Claudia Favinha






Encostas de Odelouca Tinto


Cabernet Sauvignon e Syrah
Vindima Manual. com duplo triagem na vinha e na adega. Fermentação em Cubas Inox termo-controladas com manta submersa durante 10 dias e 10 dias de maceração. Colagem e filtração leve. Alcool: 14,5 %vol.
6000 garrafas de 75 cl.
Fruta vermelha madura, quase compota no aroma e algum vegetal. Na boca é frutado, elegante, redondo e macio. Muito agradável e voltado para o consumidor. Termina especiado e com boa persistência.
Gastronomia: servido entre 16 e 18C acompanha muito bem pratos de carnes vermelhas grelhadas, caça ou queijos fortes.

Sem comentários:

Enviar um comentário