sexta-feira, 22 de julho de 2011

Herdade dos Seromenhos

De quatro mãos familiares surge a Sociedade Agrícola Herdade dos Seromenhos, em 2003. Mas a plantação da vinha remonta a 2001, quando as vontades de Inácio Seromenho e de Vítor Manuel Seromenho – pai e filho – se cruzaram.
 
A Quinta de Ferrel, localizada na freguesia da Vila da Luz (concelho de Lagos), recebeu a vinha de 16 hectares, ao abrigo do programa Vitis, e com ela as castas Castelão,Touriga-Nacional, Trincadeira, Syrah, Touriga-Francesa, Aragonez, Alicante-Bouschet, Cabernet-Sauvignon e Moscatel. Em 2006 chega a decisão de elaborar o Vinho Regional Algarve tinto, branco, rosé e o DOC Lagos tinto, num total aproximado de 12 mil garrafas. O projecto de fabrico próprio mantém-se em 2007 e, nesse mesmo ano, produzem-se 2500 garrafas do novo DOC Lagos Reserva 2007, distinguido no concurso de vinhos algarvios da Fatacil 2008 com a medalha de Prata.
O desejo actual é o de continuar a progredir e a produzir cada vez melhor, até – quem sabe – às 50 mil garrafas.
 
Quinta de Ferrel Tinto Reserva

Algarve / Lagos DOC
Vinho Regional Algarve
Castelão, Cabernet-Sauvignon e Trincadeira
13,6% 18 ºC
Cor de granada. Intenso, no qual estão presentes as características das castas, em especial a Cabernet-Sauvignon e a Trincadeira. Frutos vermelhos, abaunilhado, especiarias,fumado e frutos secos, daí a sua grande complexidade. Estagiou dez meses nas barricasde carvalho americano e foi produzido segundo as novas técnicas de vinificação. Vinho nobre, elegante, arredondado.Boa conjugação com os aromas e boa persistência com longa boca. Para consumir de imediato ou para guardar mais uns anos.
Um bom fumeiro de enchidos e presunto da serra algarvia, cozinha tradicional portuguesa, carnes vermelhas, de capoeira, caça de penas e pêlo bem elaboradas, uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.
Medalha de Prata no concurso “Melhores Vinhos do Algarve” 2008, organizado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
 
 
Lacóbriga Tinto
Algarve / Lagos DOC
Vinho Regional Algarve
Syrah, Trincadeira e Aragonez
13% 18 ºC
Cor de granada.
A frutos vermelhos e pretos, muito elegante, com subtil toque a floral. Foi produzido por vinificação de curtimento com total desengace das uvas, técnica aliás usual. Fermentou em cubas de inox à temperatura
de 26 ºC, tendo um estágio repartido por oito meses na madeira de carvalho americano e três meses no inox.
Na boca é um arredondado onde imperam
os taninos, mas suaves, e a boa acidez. Estamos
na presença dum vinho na plenitude das suas características organolépticas. Muito bom e persistente é o seu longo final. Cozinha tradicional portuguesa, carnes vermelhas, de capoeira, caça de pêlo e pena
de confecções bem elaboradas e uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.
 
 
 
Lacóbriga Branco

Algarve / Lagos DOC
Vinho Regional Algarve
Moscatel 12,7% 8-10 ºC
Cor citrina com laivos dourados.Límpido e brilhante.
Uma aposta ganha: aromas à uva da casta,
ligeiramente adocicados, com boa acidez que ganhou com os cinco meses de estágioem madeira de carvalho já usada.
Elegante de boca, com maturidade mas suave, boa frescura. É um vinho para ganhar adeptos, com charme e bom final de boca.
Peixes e mariscos de confecção elaborada, peixes nobres no forno.
Não é totalmente para aperitivo, mas vai muito bem num convívio social, acompanhado de canapés à base de mariscos e peixes fumados.

Sem comentários:

Enviar um comentário