sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quinta do Barranco Longo

A Quinta do Barranco Longo, situada na freguesia de Algoz, concelho de Silves, dedica-se, entre outras actividades, à produção e comercialização de vinhos tranquilos e de vinhos espumantes. O projecto nasce em 2001, com a realização dos primeiros ensaios de “microvinificação”, tendo em vista a obtenção de produtos de alta qualidade. Em 2003 são produzidos os primeiros vinhos “Barranco Longo Rosé”, “Barranco Longo Tinto” e “Barranco Longo Reserva” (7 mil litros). Em 2004 produzem-se 10 mil litros e também o primeiro monocasta: “Barranco Longo Touriga nacional”.

A produção triplica em 2005, ano em que surgem o primeiro vinho “Barranco Longo Branco” e o monocasta “Barranco Longo Syrah”. A partir de então, e porque os vinhos foram bem posicionados e reconhecidos no mercado, esta actividade não parou de crescer.

Em 2008 chegaram mais novidades. A gama de vinhos é alargada ao primeiro espumante da região algarvia e ao primeiro vinho rosé português 100%fermentado em barricas de carvalho. A quinta está nas mãos de Rui Virgínia, que continua a aperfeiçoar o ciclo do vinho com os métodos enológicos mais inovadores.

Barranco Longo Rosé
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Aragonez e Touriga-Nacional
12,8%
9-10 ºC
Cor rosada. Límpido e transparente. Intenso a frutos vermelhos, numa excelente combinação com frutos tropicais. É um vinho jovem, fresco e leve, com muito boa harmonia. Foi fermentado em cubas de inox a temperaturas controladas. Grande frescura na boca.
Boa é a conjugação aroma/sabor. Vinho apelativo que dá prazer saborear.
Saladas de peixes, mariscos e carnes brancas
bem compostas, peixe.
Muito bom para um convívio informal
com tapas regionais do Algarve
© Vasco Célio/F32




Barranco Longo OakedRose
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Aragonez e Touriga-Nacional
14,2%
10-12 ºC
Cor rosada. Límpido e transparente. A frutos vermelhos, com notas subtis da madeira onde foi fermentado. É um vinho duma grande elegância no
nariz. Fermentou em cascos novos de carvalho americano e francês, tendo estagiado três meses.
Os aromas estão em muita harmonia com a boca. Vinho duma grande complexidade, muito cheio, cremoso, persistente, dum grande equilíbrio. Termina muito bem na boca. Estamos na presença de um rosé de grande classe.
Todos os tipos de peixe fumados, patés, terrinas e galantinas, saladas de frutos do mar aprimoradas, uma boa zarzuela de mariscos e peixes, carnes brancas de boa confecção. Muito bom para um convívio social.
© Vasco Célio/F32

 








Barranco Longo Syrah
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Syrah
14,5%
18 ºC
Intensa cor rubi/violácea. Maceração de 15 dias em cubas de inox, fermentação controlada com duas repisas
diárias, fermentação maloláctica. Estagiou um ano em cascos de carvalho americano e francês.Com reflexos da casta, da madeira onde estagiou e do terroir, tem excelentes aromas muito intensos a frutos vermelhos maduros e boas notas a especiarias e chocolate.
Com sabor varietal intenso. Está muito arredondado, fresco, charmoso, persistente, com taninos sedosos.
Termina em longo e belo final.
Uma boa cozinha tradicional portuguesa à base de boas carnes. Carnes vermelhas, capoeira, caça de penas
e pêlo de confecção bem elaborada, uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros
© Vasco Célio/F32


Barranco Longo Touriga Nacional
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Touriga-Nacional
14%
18 ºC
Cor rubi. Límpido e transparente. Maceração de 15 dias em cubas de inox, fermentação controlada com duas repisas diárias, fermentação maloláctica. Estagiou um ano em cascos de carvalho americano e francês. Este processo de vinifcação e a nobreza da casta dão a este vinho aromas complexos a violeta, cerejas pretas e frutos do bosque. Há uma grande cumplicidade entre o
nariz e a boca. Vinho de grande amplitude na boca, fresco, redondo, taninos longos, macios e muito elegantes.
Pratos de bacalhau de salga, peixes gordos e fortes de confecção elaborada, carnes vermelhas, capoeira, caça de penas e pêlo de confecção elaborada, uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.



Barranco Longo Alicante Bouchet

Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Alicante-Bouschet
14%
18 ºC
Cor de granada intensa, violáceo. Límpido e transparente.
Foi sujeito a uma maceração de 15 dias em cuba de inox. Fermentação controlada com duas repisas diárias durante 15 dias, seguida de fermentação maloláctica e um ano de estágio em cascos de carvalho americano e francês. Este processo ajuda este vinho
a libertar aromas bem marcantes e algo complexos a frutos vermelhos maduros. Belas são as subtilezas a tabaco e café.
É intenso, redondo. Notas minerais, taninos robustos, mas macios. De grande persistência, revela boa harmonia aroma/sabor.
Terminando com longo e muito bom final.
Um bom fumeiro de enchidos e presunto da serra algarvia, pratos elaborados da cozinha tradicional portuguesa à base de
carnes de porco, borrego, cabrito e capoeira. Carnes vermelhas, caça de pêlo e penas de confecção bem elaborada. Uma boa tábua
de queijos nacionais e estrangeiros.
© Vasco Célio/F32


Barranco Longo Aragonez/Cabernet Souvignon

Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Aragonez e Cabernet-Sauvignon
13,6%
18 ºC
Cor rubi. Límpido e brilhante. Maceração prolongada em cubas troncocónicas, fermentação alcoólica com temperaturas controladas e duas remontagens diárias. Prensagem seguida de fermentação
maloláctica. Este processo de vinificação dá aromas cheios de complexidade ao vinho. Muito arredondado e notas bem presentes
a frutos vermelhos. A boca “joga” bem com os aromas.
É notória a harmonia das especiarias, do corpo, dos taninos e da acidez, que se reflecte no persistente e notável final de prova.
Um bom sortido de enchidos e presunto da serra algarvia, confecções de bacalhau da cozinha tradicional portuguesa, carnes
vermelhas, de capoeira, caça de pêlo e penas de confecção bem elaborada. Uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.
© Vasco Célio/F32
Barranco Longo Colheita Seleccionada

Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Alicante-Bouschet, Trincadeira e Syrah
14,2%
18 ºC
Cor de granada intensa. Límpido e brilhante. Desengace total das uvas, seguido de maceração de 15 dias em cubas de inox. Fermentou a temperatura controlada e com duas remontagens diárias. Maceração em envaison de 15 dias e fermentação maloláctica. Estagiou seis meses em cascos de carvalho americano e francês. Deste tipo de vinificação, castas e terroir resultou este vinho com aromas intensos a frutos silvestres, bem arredondado e duma elegância exuberante. Há uma perfeita sintonia com o nariz.
Muito boa harmonia dos taninos, da acidez e do álcool. De boa persistência, oferece um belo e prolongado final.
Um bom fumeiro de enchidos e presuntos da
serra algarvia, a boa cozinha tradicional portuguesa
à base de carnes de porco, borrego,
caça de penas e pêlo e de capoeira, uma boa tábua de queijos nacionais e estrangeiros.
© Vasco Célio/F32
Quê Reserva Bruto
Algarve / Lagoa DOCVinho Espumante Natural
Touriga-Nacional
13%
8-9 ºC
Cor rosada intensa. Produzido pelo método clássico.
Fermentou na garrafa durante dois meses, seguido de um ano de envelhecimento nas suas borras, até ser efectuado o dégorgement. Como resultado das duas
vinificações a que esteve sujeito e da excelência da casta, este vinho espumante natural, de boca fina e persistente, oferece aromas complexos a violetas e a frutos silvestres bem maduros. Vinho espumante bem harmonioso, no qual os aromas e sabores casam bem.
Redondo, com boa “mousse”. Final muito bom, ligeiramente acídulo.
Pratos frios e quentes de composição e confecção requintada, como sobremesa (doçaria) e para um espumante cocktail a acompanhar um excelente sortido de canapés.
© Vasco Célio/F32


Barranco Longo Grande Escolha Branco

Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Arinto e Chardonnay
14,2%
10-12 ºC
Cor citrina dourada. Límpido e brilhante. Fermentou em cascos de carvalho francês e americano, onde estagiou seis meses. Oferece aromas frutados, com notas subtis
a pêssego, ananás e à madeira de carvalho onde estagiou. Começa por revelar uma frescura notável.
Encorpado de boca cheia, cremoso, harmonioso.
Muito boa é a sua persistência. Com longo e elegante final.
Peixes fumados, patés, terrinas de caça, galantinas, saladas de peixes, mariscos de molhos requintados, frutos do mar, grelhados de outros tipos de confecção bem elaborados, cozinha tradicional do Algarve à base de peixes, moluscos e mariscos. Carnes brancas de confecção não muito elaborada. Muito bom como aperitivo.
© Vasco Célio/F32

Barranco Longo Reserva

Alicante Bouschet, Trincadeira e Cabernet Sauvignon
Vinificação: Desengace e maceração de 20 dias em lagares de inox. Fermentação alcoólica com temperatura controlada e duas repisas diárias. Maceração em cuvaison de 30 dias e fermentação maloláctica. Estágio de 1 ano em cascos de carvalho americano e francês.
Visual: Cor rubi/granada.
Aroma: Aroma subtil e elegante.
Sabor: Frutos vermelhos maduros, aveludado e equilibrado com estrutura de taninos suaves.
Vai bem com: Excelente para pratos de carne de sabor rico e de boa textura

Sem comentários:

Enviar um comentário