quinta-feira, 21 de julho de 2011

Paxá Wines - Quinta do Outeiro

A Quinta do Outeiro, em Silves, é uma propriedade de 16 hectares com uma boa exposição, onde predominam solos argilo-calcários muito aptos para a cultura da vinha.
Com a instalação, em 2002, de 7,5 hectares de vinha com as castas Syrah, Touriga-Nacional, Alicante-Bouschet, Aragonez e Trincadeira, deu-se início a um novo projecto produtivo que ditou que os destinos da produção seriam a Adega Cooperativa de Lagoa.
Com as características das castas e a utilização de tecnologia dirigida para a qualidade, entrou-se no momento de inovação da história da quinta. Em 2007 recorreu aos serviços de uma empresa de consultores vitivinícolas – a WineID – e aos serviços de uma adega privada, com o objectivo de vinificar parte da produção da quinta.  Nasce então aquele que é hoje o “Paxá”, vinho que nada mais pretende do que satisfazer quem o aprecia.

Algarve / Lagoa DOC
Vinho Tinto Regional Algarve
Syrah, Alicante-Bouschet, Touriga-Nacional
e Aragonez
14,5%
18 ºC
Cor vermelha encorpada com nuances de violeta. Límpido e transparente. Intenso, a frutos como a amora e a ameixa. A madeira de carvalho está presente com o
seu tostado e abaunilhado. Algum floral e pimenta verde. Taninos doces no seu longo e persistente final de boca. Vinho de boca cheia, elegante, confirma em
pleno os aromas. Vinho de grande nobreza. Prova-se, e apetece continuar a prová-lo. Persistente, com belo e longo final. Um bom sortido de enchidos e presunto
da serra algarvia, carnes vermelhas, de capoeira,
caça de pêlo e penas de confecção bem elaborada, a boa e tradicional cozinha portuguesa, uma boa tábua de queijos nacional e estrangeira.
Medalha de Prata no concurso “Melhores Vinhos do Algarve” 2008, organizado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
Medalha de Ouro no concurso
“Wine Masters Challenge” 2009.
Medalha de Prata no
“Concours Mondial de Bruxelles” 2009.

Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Syrah, Alicante-Bouschet,
Touriga-Nacional e Aragonez
13,6%
10-12 ºC
Cor rosada. Límpido e brilhante. A frutos vermelhos, com toques de nata. Fresco e jovem, duma harmonia notável entre os seus componentes orgânicos.
Foi vinificado a temperaturas controladas de 14-16 ºC, pelo sistema de bica aberta. Na boca confirma os aromas primários.
Muito elegante, charmoso. Estamos na presença dum vinho rosé de eleição. Saladas frias de peixes e mariscos com molhos bem aprimorados, frutos do mar
de confecção de requinte, carnes brancas de confecção medianamente elaboradas. Para convívios sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário