quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quinta de Mata-Mouros

Situada na margem direita do rio Arade, Xelb – hoje Silves – era uma das mais opulentas cidades do Al-Ândalus. A lendária Quinta de Mata-Mouros situa-se na margem oposta e data da mesma época. Esta quinta deve o seu nome ao facto de aqui se terem estabelecido as tropas avançadas durante a reconquista cristã – Mate Mor – ou ao facto de aqui ter existido uma mata que pertencia aos mouros.

Nas mãos da mesma família há gerações, esta propriedade acaba por abrir espaço ao desenvolvimento do vinho em 2000. Aproveitando as extraordinárias condições do terreno e o clima da região, e mantendo os tradicionais processos vinícolas (como o lagar de pisa e a prensa) aliados à mais moderna tecnologia, inicia-se finalmente a plantação de 11 hectares de vinha das castas portuguesas.

Num terreno que permanecera virgem durante mais de oito séculos, surgem então os típicos vinhos da Quinta de Mata-Mouros

Ypsilon Tinto
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Touriga-Nacional, Aragonez
e Cabernet-Sauvignon
13,5%
18 ºC
Rubi profundo com laivos de violeta. A amoras pretas, ao qual se conjuga o floral de violetas e a fragrância da flor de laranjeira. Encorpado, com taninos macios.
É um vinho “inteligente” porque alia os seus aromas a uma boca de sonho. Muito bem estruturado, termina com excelente e prolongado final de boca. Estamos na presença de um vinho notável.
Carnes de capoeira e vermelhas de bom tempero, assim como com um bom sortido de enchidos e presuntos do Algarve.





Xelb Rose
Algarve / Lagoa DOC
Vinho Regional Algarve
Touriga-Nacional 50% e Aragonez 50%
12,5%
9-11 ºC
Rosa vivo. A frutos tropicais, completado com a
elegância e a doçura das cerejas pretas e dos frutos silvestres, como a amora, à qual se alia uma grande frescura. Vinho suave, jovem, fresco e leve.
Excelente harmonia. Persistente, com prolongado e belo final de boca.
Peixes e mariscos de confecção ligeira, carnes brancas de confecção média e pratos exóticos da cozinha oriental. Excelente como aperitivo e para convívios
sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário