sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quinta da Penina

Esta sociedade agrícola produtora de vinhos reparte as suas vinhas pelos concelhos de Portimão - Quinta da Penina, Lagoa – Quinta dos Cabeços e Silves – Quinta da Lameira. Todas as quintas possuem terroirs  diferentes que conferem a cada casta características únicas, reflectidas nos excelentes vinhos tintos vinificados e engarrafados na pequena adega da Quinta da Penina. As vinhas – que recebem as castas Touriga-Nacional, trincadeira, Aragonez, Alicante-Bouschet, Cabernet-Sauvignon, Syrah e Petit-Verdot, estão em regime de produção integrada, respeitando todas as normas de protecção do ambiente. Durante o ciclo vegetativo da videira são também efectuadas análises quanto ao estado nutritivo e hídrico das plantas.
As videiras destinadas à produção dos vinhos Foral de Portimão têm produção controlada e são submetidas a um controlo rigoroso da maturação de modo a determinar a data óptima da vindima.
A sociedade produtora dos vinhos Foral de Portimão tem como objectivo produzir vinhos de qualidade.
 
Foral de Portimão - Petit Verdot - Tinto

Algarve / Portimão DOC
Vinho Regional Algarve
Petit-Verdot
13,5%
18 ºC
Cor vermelho encorpado, com nuances de violeta.
Frutos vermelhos silvestres, como a amora e a framboesa. Notas a café, a especiarias, como a pimenta verde, e a madeira de carvalho americano. Vinho encorpado, suave, taninos presentes mas bem integrados. De uma estrutura notável, com grande persistência. Excelente e prolongado final de boca.
Todos os tipos de carnes vermelhas, de capoeira, caça de confecção elaborada e queijos de eleição, de pasta dura e “semimole”.Medalha de Prata no concurso “Melhores vinhos do Algarve” 2008,
organizado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve
 
 
Foral de Portimão Colheita Seleccionada Tinto

Algarve / Portimão DOC
Vinho Regional Algarve
Touriga-Nacional, Aragonez,
Cabernet-Sauvignon e Syrah
13,5%
18 ºC
Cor tinto. Límpido e transparente. Abaunilhado e a fruta madura.
É um vinho redondo. Foi fermenta do em cubas de inox à  temperatura de 26 ºC, tendo estagiado dez meses na madeira de
carvalho americano. Encorpado, aveludado, com frutado bem
presente. Vinho com complexidade, no conjunto dos seus principais constituintes (açúcar, acidez e taninos), o que lhe confere um agradável e belo final de boca. Bacalhau de salga de cozinha tradicional portuguesa, cozinha regional do Algarve e carnes vermelhas, de capoeira e caça de penas de confecção elaborada.
Combina ainda com uma boa tábua de queijos nacionais.
 
 
Foral de Portimão Reserva - Tinto

Algarve / Portimão DOC
Vinho Regional Algarve
Touriga-Nacional, Alicante-Bouschet e Syrah
13,5%
18 ºC
Retinto com laivos de violeta. Intenso a frutos bem maduros, como a ameixa vermelha e as amoras silvestres. Madeira de carvalho americano bem presente. Notas a charutos cubanos, baunilha e
algumas especiarias. Vinho encorpado e bem estruturado, taninos redondos. Muito bom final de boca. Pratos de bacalhau elaborados. Carnes vermelhas e caça de boa confecção. Boa degustação com queijos nobres. Medalha de Prata no concurso “Melhores Vinhos do Algarve” 2008, organizado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.
 
 
 
 
 
João D'Arens - Tinto

Algarve / Portimão DOC
Vinho Regional Algarve
Aragonez 50%, Touriga-Nacional,
Cabernet-Sauvignon e Syrah
13%
17-18 ºC
Cor tinto. Límpido e transparente. Fruta muito madura. Vinho redondo, com taninos presentes mas suaves e doces. Fermentou em cubas de inox à temperatura controlada de 26 ºC. Na boca tem corpo, é redondo, revela algumas especiarias. Com alguma persistência, tem um bom final de prova. Foi estagiado durante oito meses em madeira de carvalho francês. Carnes vermelhas, de capoeira, caça de penas de confecção média, pratos da cozinha tradicional do Algarve.
 
 
 
 
 
Foral de Portimão - Crato Branco/Arinto
 
Algarve / Portimão DOC
Vinho Regional Algarve
Crato-Branco 60% e Arinto 40%
13,3%
9-11 ºC
Cor pálida branca. Límpido e transparente. Citrinos, com nuances a especiarias. Vinho jovem, fresco e leve, com pequenas saliências para algum floral campesino. Com boa harmonia no conjunto dos seus principais elementos orgânicos. Na boca revela os aromas e a harmonia com a complexidade dos sabores intensos do frutado. De boa elegância e persistência, apresenta um belo fim de prova. Pratos tradicionais de peixe e marisco do Algarve, assim como com confecções mediamente elaboradas. Bacalhau de salga da cozinha tradicional portuguesa. Serve bem como aperitivo.
 
 
 
 
 
Novo Branco 2009 Foral de Portimão
Arinto e Viognier
Elaborado essencialmente com as castas Arinto, Viognier e Crato Branco este vinho branco de cor pálida apresenta aromas citrinos e nuances de especiarias.
Na boca é complexo, volumoso, fresco e intenso.
Acompanha bem todo o tipo de peixe assim como saladas em geral. Também pode ser bebido como aperitivo.
Servir a 12º C.

12,8% Vol.
pH: 3,03
Ac. Total: 5,00g
Aç. Red.: 1,4 g/l
 
 
 
 
 
 
 
Novo Tinto 2009 Foral de Portimão - DUO Unoaked
Alicante Bouchet e Cabernet Souvignon
Elaborado com as castas Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, vinificadas separadamente, este vinho tinto apresenta aromas de frutos vermelhos, cassis e menta.
Na boca revela-se aveludado, denso e complexo com um final fresco marcado pela pimenta verde.

13,5% Vol.
pH: 3,44
Ac. Total: 5,80g
Aç. Red: 1,9g/l
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Novo Rosé 2009 Foral de Portimão
Petit Verdot
Rosé seco elaborado com uvas tintas 100% Petit Verdot pelo método de “bica aberta”, fermentou em cuba inox com temperatura controlada de 15ºC/16ºC.
Apresenta um aroma floral intenso e nuances de frutos vermelhos doces.
Na boca é volumoso e fresco com um final longo.
Acompanha bem todo o tipo de peixe em especial pratos frios que levem bacalhau, assim como massas e saladas. Também pode ser bebido como aperitivo.

Servir a 12º C
12,5% Vol.
pH: 3,22
Ac. Total: 5,60g
Aç. Red.: 1.2 g/l
 

Sem comentários:

Enviar um comentário